O Samba nasceu no Rio de Janeiro e conquistou o mundo inteiro.

    O samba é um gênero musical derivado de raízes africanas, que surgiu no Brasil através do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano, e levado na segunda metade do século XIX para a cidade do Rio de Janeiro, pelos negros que migraram da Bahia, para a então capital do império. Foi no Rio de Janeiro que o samba se desenvolveu e alcançou a popularidade não só no Brasil, como no exterior.


    O ritmo do samba é composto por diversos instrumentos de cordas (como cavaquinho e vários tipos de vio lão) e variados instrumentos de percussão (como pandeiro, surdo e tamborim).

    Em 1917 foi gravado em disco “ Pelo Telefone”, a primeira canção que alcançou sucesso com a marca de samba e contribuiu para a divulgação e popularização do gênero.

    A canção tem a autoria disputada por Ernesto dos Santos, o Donga, com Mauro de Almeida.
   


    A partir da década de 1920, o formato do samba começava a inovar, e a cada dia surgiam grandes nomes como Ismael Silva, Cartola, Ari Barroso, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, dentre outros.

    Desde então, o samba cresceu e estendeu-se por todas as regiões brasileiras, conquistando a admiração de todas as classes sociais, derrubando as barreiras do preconceito por ser um gênero de origens africanas. Hoje, o samba possui um papel fundamental na cultura brasileira e é considerado um símbolo de identidade nacional.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "O Samba nasceu no Rio de Janeiro e conquistou o mundo inteiro."

Postar um comentário